John Stott estava certo.

O conhecimento é essencial a nossa fé. Sem conhecimento não pode haver fé. Paulo afirma que... “a fé vem por se ouvir a mensagem e a mensagem vem por se ouvir a Palavra de Deus” (Rm 10:17). Isto é, conhecer através do ensino das Escrituras Sagradas, quem é Cristo, o que Ele fez e o que Ele representa.
Por isso quem rejeita o ensino das Escrituras, rejeita o próprio Cristo. Ele afirmou ser o Verbo Vivo. Ele é a própria Palavra, Conhecer as Escrituras é conhecer a Jesus. Jo 1:1. A medida da nossa fé é também a medida do nosso conhecimento.
Existe uma íntima ligação entre Conhecer a Jesus e Crer em Jesus. A Bíblia dá muita importância ao conhecimento da verdade. Conhecer a verdade é libertador. (Jo 8:32 – 17:17). Conhecer a Verdade é Conhecer a Palavra. Conhecer a Palavra é conhecer a Jesus.
A fé não pode pactuar com a ignorância. A fé de pessoas que não sabem no que crêem. Não é fé, ou é idolatria ou é beatice, menos fé. É por isso que a fé mais mortal que existe é a "fé religiosa". É aquela fé que você aceita sem entender do que se trata.
O que todos nós precisamos não é ter uma religião, mas sim conhecer o Cristo verdadeiro. O Jesus das Escrituras e não o Jesus idealizado pelos homens.

Mas apenas o conhecimento não é suficiente para gerar uma fé genuína. (Rm 1:32). Os demônios conhecem a Jesus e tremem.(Tg 2:19).
Essa fé precisa criar em mim o desejo de me relacionar com Cristo. Fé é escolher confiar no caráter dele. Mais do que acreditar nos fatos “sobre” Jesus, eu preciso acreditar “em” Jesus como uma pessoa viva e real na minha vida.
Podemos acreditar em algo como sendo verdadeiro, mas não nos relacionarmos com aquela verdade. Possuir fé em Cristo implica em conhecer e me relacionar com Ele. Jo 3:16 nos assegura: “...e todo aquele que NELE crer”.
A fé que não traz como resultado esse relacionamento e o conhecimento sobre a pessoa de Jesus, não pode ser fé, mas é a idéia coletiva e relativizada da cultura comum.
A igreja permanece dividida entre dois mundos: 1- Os que creêm e não pensam! 2- Os que pensam e não creêm. Mas John Stott disse que crer e pensar é um ciclo permanente, jamais opostos entre si. Pense e Creia!

Nenhum comentário: