O dilema de Nicodemus

A relação entre mudança estrutural e mudança individual sempre foi muito discutida. A sociedade se transforma pela transformação dos indivíduos ou pela transformação das estruturas? Na realidade, trata-se de uma pista falsa. O ser humano não existe fora das estruturas sociais (as experiências medievais em que as crianças foram mantidas totalmente sem contato humano levaram à morte precoce das “cobaias”), e as estruturas não existem sem os indivíduos que delas fazem parte.

A relação entre comportamento individual e estruturas funciona nos dois sentidos. Até o marxismo, tido como exemplo clássico de proposta social que põe toda a ênfase na mudança estrutural, fala de um “homem novo” que surgirá no socialismo. Em outras palavras, para a última mudança estrutural da história, é necessária uma mudança no homem. Se você quer mudar uma estrutura, mude o homem!

Jesus sugeriu isso a um homem que ansiava mudanças autênticas: Nicodemus. Jesus lhe disse: É necessário nascer de novo! Só assim a revolução interior pode acontecer, e ela produzirá uma revolução estrutural.

Soli Deo Gloria - Pr. Bruno dos Santos



Nenhum comentário: