A responsabilidade de carregar a Glória de Deus

No primeiro livro de Crônicas, no capítulo treze, existe uma história aparentemente injusta. O rei Davi está trazendo a arca da aliança novamente para a sua cidadela, após a derrota nos tempos de Saul para os filisteus, e num determinado momento Uzá, um servo de Davi que ia conduzindo um carro de bois que carregava a arca, toca na arca para que ela não caia, devido um tropeço de um dos bois que levava o carro. Uzá ao tocar a arca simplesmente morre, a ira de Deus se ascende contra Uzá e Davi preocupadíssimo deixa a arca na casa de um homem chamado Obede-Edom, e durante o tempo em que a arca fica em sua casa, ele e sua família são ricamente abançoados. O que esta história pode nos ensinar a respeito da Glória de Deus?
Lembre-se, onde estava a arca, estava Deus, e onde Deus está, está também a sua Glória! Nós aprendemos pelo menos três coisas importantes com respeito a Glória de Deus.

1- A falta da Glória de Deus em nossas vidas
Davi era um rei, um conquistador, um homem de méritos e glórias pessoais. Mas Davi também era um adorador, um homem segundo o coração de Deus. Um homem que reconhecia a sua limitação e a sua força. Davi reconhecia que qualquer conquista, sem a presença de Deus fica cinza, escura, apagada. Apesar de ser temido, de ter tido sucesso em suas empreitadas. Ele não tinha com ele a Glória de Deus. O Shekiná de Deus não estava com ele. Existirão dias que não mais buscarão a Arca (glória) de Deus disse o profeta – Jr 3:16. Nenhuma vitória é completa sem a a Glória de Deus. 1Cr 13:3

2- Não nos adianta fazermos coisas boas, mas corretas.
Uzá morreu por falta de entendimento. 1Cr 13:7 Muitas pessoas estão nas igrejas fazendo uma série de coisas boas, mas será que elas estão corretas em suas diretrizes, corretas em suas motivações? É bom buscar o Senhor na igreja, mas se apenas O buscamos para que sejamos livres de problemas, então isso é errado. Deus havia dado ordens expressas de como carregar a sua Arca. Até mesmo os pagãos flisteus procuraram SABER como proceder com a Arca de Deus. 1Sm 6:2-7. Uzá morreu porque fez do seu jeito (ainda que inconscientemente). Não haverá desculpa pela nossa falta de zelo. Deus nos deixou tudo prescrito em sua Palavra.

3- A Glória de Deus gera prosperidade em nossas vidas.
Obede-Edon era um Geteu (Ger = estrangeiro). Obede-:Edon não era um Israelita de sangue.
Era um filisteu. Era um colono filisteu prosélito. Josefo em seus escritos afirma que era um homem piedoso e pobre, mas que depois desta situação, Deus o prosperou grandemente. Isso nos mostra que Deus não escolhe os melhores, nem os mais capacitados, mas Deus escolhe os piedosos de coração para carregarem a sua Glória. Na verdade relacionar a prosperidade que vem de Deus com dinehrio é diminuir a sua Glória. A prosperidade de Deus é mais do que riquezas, a prosperidade é paz de espírito, coisa que nenhuma riqueza no mundo pode nos dar. Essa paz alcança a casa de Obede-Edom.

Portanto deixo três lições para a responsabilidade de carregar a Glória de Deus

1- Não busque conquistar qualquer coisa sem a presença de Deus.

2- Seja um cristão bíblico. Pense e aja biblicamente.

3- Consagre a sua casa para o serviço de Deus.

Um comentário:

Anônimo disse...

Opulently I agree but I dream the collection should prepare more info then it has.