O PERIGO DE UM APAGÃO ESPIRITUAL

Nesta terça feira dia 10 de novembro de 2009, aconteceu um apagão na rede elétrica de São Paulo e em outros 17 estados da federação por conta de uma “pane” na Hidrelétrica de Itaipu. O fato é que milhares de pessoas foram pegos de surpresa, o que gerou muito transtorno e prejuízos enormes.

Um apagão dessa magnitude nos leva a muita reflexão. Percebi como somos frágeis em nossos relacionamentos interpessoais. Como já não conseguimos ficar muito tempo sem TV e sem computador e internet. Sem luz, já não podemos ler e estudar adequadamente. Sem luz não há muito o quê fazer, não é mesmo?

Se isso acontece na nossa dimensão física e natural, o que será que acontece se tivermos um “apagão” na nossa vida espiritual? Como é viver sem luz no espírito? Sem uma motivação adequada? Sem relacionamentos adequados? Sem discernir o que é certo e errado? Jesus mesmo falou: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. João 8:12.

Muitas pessoas estão vivendo esse apagão espiritual! Muitos estão caminhando tateando a escuridão em busca de um fio de luz ou lucidez que nos dê razão para continuar com uma fé centrada naquilo que é essencial. Gente apagada no espírito é gente confusa, gente que não pode guiar ninguém, gente que não pode diferenciar o erro e o engano. Gente que vive nas sombras da verdade.

No dia do apagão procuramos acender outras modalidades de luz, tínhamos uma lanterna recarregável, acendemos algumas velas em casa e até tiramos a poeira de um velho “lampião”. Mas ainda assim sabíamos que estávamos no escuro ou com uma luz que não era suficiente para iluminar todo o espaço.

Assim também muita gente dispõe de “outras” formas para iluminar a sua vida. Iluminam com teorias, teologias, convenções, denominações, e idéias, mas a verdadeira luz, aquela que pode encher todo o ambiente do seu coração, é somente Jesus. Essa é a luz verdadeira, Jesus é a luz que ilumina, Jesus é a luz que JAMAIS SE APAGARÁ!