Você não vale nada, mas eu gosto de você! - As mentiras do avivamento moderno

É só chegar o começo de ano que algum profeta da moda fala novamente que Deus vai trazer um grande avivamento sobre o Brasil. Estou farto desse discurso triunfalista da igreja evangélica brasileira sobre o moderno avivamento que Deus está fazendo no Brasil. Isso é mentira! Basta de classificar esta balbúrdia eclesial de avivamento. Eis algumas questões que me fazem desacreditar:


Mentira número 1: A igreja evangélica brasileira está crescendo poderosamente.
Quantitativamente. A igreja brasileira está inchada, sofrendo o pior crescimento que se pode ter. O crescimento numérico apenas. Não se estão convertendo pessoas ao evangelho e sim às denominações. Está crescendo o número de pessoas religiosas e esquizofrênicas, amarguradas por aquilo que estão vendo acontecer e sofrendo dentro das próprias igrejas. O que realmente está crescendo é o mercado gospel de ofertas e procuras de bênçãos e modas passageiras que geram gente de fé doente. Não basta apenas ser sal, é preciso ter sabor. Evangelho sem compromisso não evangelho, e fé sem obras é morta.

Mentira número 2: Deus tem levantado homens de Deus para o ministério.
Homens de Deus?? Ou empresários gananciosos que percorrem o mundo atrás de um prosélito e o tornam duas vezes mais digno do inferno do que eles próprios. O que temos visto por ai são enxurradas de discípulos Macedianos, Malafarianos, Hernandianos e outras aberrações evangélicas que reinventam todos os dias a forma de arrancar as peles de ovelhas incautas e que não são capazes de discernir que estão sendo roubadas e não abençoadas. Seus testemunhos são por amostragem. Enquanto um, dois ou dez falam das “bençãos alcançadas”. Vinte mil se sentem lesados por estes tosquiadores vestidos de anjos de luz.

Mentira número 3: Deus tem feito milagres na igreja evangélica.
Deus faz milagres todos os dias! Isso não é exclusivo de nenhuma igreja, denominação ou apóstolo. Quanta gente anda saindo de sua igreja para ir “naquela” igreja dos milagres? Gente burra! Fantoches na mão de interlocutores de emoções e de fé superficial. Se Deus cura, e pode curar todo mundo, porque ele não faz isso então? Porque a nossa fé deve estar em Deus, e não naquilo que Ele faz! É por falta de compreender essa verdade que alguns vendem sua fé pela possibilidade de cura “naquela” igreja limpando lenços no suor de homens e desenvolvendo uma fé que crê só no que Deus faz.

Mentira número 4: A prosperidade alcançou o povo de Deus.
Principalmente os mega-pastores que compraram seus jatinhos particulares no ano passado. A prosperidade alcançou o Brasil pelo trabalho econômico que vem sendo feito a pelo menos oito anos, quanto ao povo de Deus, além da prosperidade, a ganância alcançou a maioria deles, que ávidos pelo lucro trocaram sua fé s EUA presença na igreja por barganhas com Deus. A verdadeira prosperidade de Deus deve vir acompanhada de Generosidade do Espírito.
 
Avivamento não tem a ver com abrir mais igrejas. Avivamento tem a ver com fechar mais botecos, prostíbulos e derrubar os níveis de vícios, corrupção e injustiça em nossa sociedade. Isso que chamamos de avivamento não passa de uma estatística furada que satisfaz o ego de muita gente por ai. O avivamento de Israel, da igreja de Atos e até mesmo o avivamento moderno de Wesley, forma assim chamados porque provocaram uma transformação social que mudou a cara de nações e continentes inteiros. Sem transformação não existe avivamento, mas religiosidade. Esse avivamento não vale nada, mas muita gente está interessado nele. Pense nisso!







Um comentário:

Lucas Santos disse...

Muito bom, o artigo!
As constatações ressaltadas nos envergonha e entristece! É tanta sujeira. E tão sutilmente emaranhada na prática cristã da maioria de nós, mesmos dos cheios de boas intenções, que beiramos o desespero! Que Deus, por sua infinita misericórdia, abrevie esses dias. Custe o que custar!