Você está disponível para Deus, hoje?


A habilidade e o talento valem muito pouco para os líderes que não estão disponíveis, dispostos e prontos a servir. Paulo mencionou este primeiro passo: "Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja" (1Tm 3.1). Paulo certamente conhecia líderes que queriam a função ou o título, mas que estavam pouco preparados para o serviço.

Timóteo era excepcional, como a carta de Paulo aos filipenses pode confirmar. Em seu desejo de mandar alguém para ministrar e aconselhar a igreja, Timóteo sobressaiu-se como a escolha óbvia, pois ele não tinha empecilhos com preocupações irrelevantes. "Porque a ninguém tenho de igual sentimento que, sinceramente, cuide dos vossos interesses; pois todos eles buscam o que é seu próprio, não o que é de Cristo Jesus" (Fp 2.20¬21). Além do mais, Paulo exortou Timóteo para escolher homens que continuassem na obra de Deus em Éfeso, e que fossem como soldados que cuidadosamente evitam se envolver nas questões civis.  

A importância da disponibilidade e da disposição de se trabalhar para Deus pode ser mais claramente vista nas exigências que Jesus colocou sobre um homem que ele chamara para segui-lo. "Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos" (Lc 9.59-60). Para outro candidato que se oferecera seguir Jesus depois de despedir-se de sua família, Jesus disse: "Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus" (vv.61¬62). Grandes recompensas estão reservadas para aqueles que deixam casas, famílias e campos para trabalhar para Deus (Mc 10.29-30).

Esse é o tipo de desprendimento que bons líderes necessitam. Líderes com agendas cheias, e insuportavelmente ativistas é o que mais distoa do ideal de Deus para a liderança da Igreja. A marca de um grande líder é a sua disponibilidade para os interesses de Deus e a indisponibilidade para os seus próprios interesses. Caso você ande com pressa, “correndo atrás do prejuízo”, saiba, você está no sentido contrário de Deus para a sua vida. Aliás, você está disponível para Deus, hoje?

Um comentário:

Pra. Claudia Pereira disse...

Shalom!
Estar disponível hoje é difícil para muitos líderes. Encontrar líderes para uma conversa, um esclarecimento, está cada dia mais raro. Como você citou "Caso você ande com pressa, “correndo atrás do prejuízo”, saiba, você está no sentido contrário de Deus para a sua vida. Aliás, você está disponível para Deus, hoje?". E muitos não percebe, que pena! Continue sempre nesse alvo esclarecendo a palavra de Deus. Deus te abençoe muito irmão!
Pra. Claudia Pereira
seumabencao.blogspot.com