QUAL É A IGREJA IDEAL?

Quando alguém diz que devemos fugir de todas as receitas religiosas, ele próprio está prescrevendo sua receita sobre o que devemos fazer. É a própria contrariedade em pessoa. Vivemos em um país multicultural e multifacetado pela constituição da massa diluída em várias raças que no Brasil aportaram no passado. Não existe lugar no mundo com mais interrelação racial do que o Brasil.

Assim também é a igreja brasileira. Nossa diversidade cultural produziu nossa diversidade espiritual e denominacional. Tem igreja pra todos os gostos, jeitos, e públicos. E nesse caso não existe certo ou errado, mas quando me perguntam - Qual é a melhor igreja? Eu respondo - A que te faz alguém melhor!
A igreja não é só o lugar do encontro com o divino, é também o lugar de encontro com o outro, com o semelhante. A igreja é o lugar onde realizo a melhor integração relacional possível, pois na igreja eu me acho, porque acho quem é diferente de mim, e quando conheço outras pessoas, a mim mesmo vou me conhecendo, e quanto mais reconheço quem sou, mais vou conhecendo quem Deus é. Efeito dominó!
Por isso não existe igreja ruim, existe igreja que não se relaciona, ou não relaciona as pessoas entre si, e isso não é igreja, pois, quando estou em uma igreja assim, também não consigo me relacionar com Deus, lembremos o quê João nos escreveu? Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão (1Jo 4:20)
Desde o início a igreja teve que lutar menos com seus inimigos ostensivos, do que com aqueles infiltrados dentro dela. Existe muita falsa igreja por ai! Aquela que busca as multidões, os números, as coisas. Esse tipo de igreja não relaciona pessoas, ela “coisifica” o indivíduo fazendo ele perder sua identidade em meio a massa. Lá, eles só se conhecem como irmão, bispo, ou pastor, assim mesmo, sem “nome”, sem relação e sem compromisso com o jeito de ser no céu e com Deus. Esse tipo de igreja te faz pior, te desencontra! Quando você procurar uma igreja, jamais pense que a maior é a melhor, isso na maioria das vezes, não é verdade. 
Encontre uma igreja onde você possa ser você mesmo, com virtudes e defeitos. Afinal, você é um indivíduo em constante transformação. Quanto aos defeitos, eles são o espaço necessário para o Espírito Santo trabalhar, sem eles Jesus não pode se relacionar com você, lembre-se “que ele veio para os doentes” (Mc 2:17). Quanto as virtudes, desenvolva-as na igreja onde você está, ali é o espaço onde elas devem ser trabalhadas. Invista sua virtude na vida do seu irmão, e sem dúvida, sua igreja acabará sendo a melhor igreja que existe! A igreja ideal.

Nenhum comentário: