MENTIRA - ALGUMAS VERDADES SOBRE ELA!

Dentro da natureza das coisas criadas, nada é mais devastador do que a mentira. A mentira é a personificação do engano em seus diferentes aspectos, totalmente nocivo ao homem. A mentira se apresenta em todas as esferas e ambientes da vida. Podemos muito facilmente crer na mentira, divulgar a mentira, e viver na mentira. Por isso ela é um instrumento dia-bólico (Jo 8:44), usado para a destruição do homem e degeneração de toda a criação. 
Por definição, a mentira é o discurso contrário à verdade, efetuado com o objetivo de enganar. Daí concluímos que o elaborador da mentira conhece a verdade e efetua deformações intencionais sobre o verdadeiro, para atingir o seu objetivo.
O objetivo máximo da mentira é nos impedir de distinguir o verdadeiro do falso. É confundir, é iludir, é enganar e, assim, nos levar a tomar decisões erradas (para nós), mas que “beneficiam” quem criou e espalhou a mentira.
Gosto da definição jurídica da mentira. Na verdade a mentira está relacionada muito mais com a intenção de enganar do que no engano em si, é o prejuízo que ela causa a uma pessoa, que vale no campo da jurisprudência, isto é, não é a mentira que é falada que está em jogo, mas o dano que essa mentira pode causar. É o propósito que nos leva a mentir que defini o grau de “destruição” da mentira.
Por isso a mentira é considerada um ato deliberado, tanto é deliberado, que se pode mentir dizendo a verdade, contanto que se queira enganar o outro com aquilo esta sendo dito, pois, o essencial na questão é que a mentira é levada, sempre, no sentido de fazer crer, ao alvo da mentira, aquilo que se deseja que -ele, o alvo, acredite.
Neste aspecto, a mentira está muito ligada ao ideal de crença, pois baseada nela, grupos de pessoas criam uma opinião pública, com a idéia de prejudicar o ideal de verdade, fazendo com que os “alvos” da mentira (pessoas) mudem a sua conduta em relação a verdade.
Precisamos saber que para a mentira alcançar seu objetivo ela não precisa alterar tudo, basta apenas que ela altere um ponto. Uma alteração, seja ela supressão ou extração, já é suficiente para transformar a realidade do ambiente ou da verdade.
________________________________________________________________
DIVULGAÇÃO - Esta é uma parte da palestra que será realizada no Dia 30 de Julho de 2011 no auditório Jovem da Igreja Apostólica Vida Nova, pelos prs. Willy Garcia e Bruno dos Santos no SÁBADO TEOLÓGICO sobre o tema:

MENTIRA - Algumas verdades sobre ela!
Local: Rua Dr. João Inácio Teixeira 78 - Mooca / Tel: 11 3554-9103

Nenhum comentário: