INSIGHTS - INVEJA - Repensando a Espiritualidade Cristã

Programa oferecido pela Igreja Apostólica Vida Nova. Trata sobre temas relacionados com o desenvolvimento e aprimoramento da espiritualidade cristã. Toda semana um novo tema.


POR QUE EXISTEM ORAÇÕES QUE DEUS NÃO RESPONDE?

Por que existem orações que não são respondidas por Deus? Esta pergunta envolve dois aspectos extremamente complexos, a saber, nossos pedidos de oração e a forma como Deus age. Não pretendo nesta resposta entender o porquê ou como Deus responde às nossas orações. Minha experiência pessoal me fez experimentar respostas parciais, respostas totais, e também “não-respostas”.
Se alguém tem uma definição simplista de que a oração é uma espécie de “transação comercial”, onde uma pessoa coloca suas requisições e Deus as atende, então esta pessoa está com uma definição equivocada do que é a oração.  A essência da oração é criar uma proximidade maior com Deus gerando um relacionamento com Ele. Se Deus irá atender aos seus pedidos completamente ou não, ou mesmo parcialmente, isto já é determinado por Deus levando em conta como isto irá ajudá-lo(a) a crescer neste relacionamento.
Partindo deste princípio podemos entender que toda oração é sempre respondida, mesmo quando não é. Eu explico! Muitas vezes um não pode significar na verdade, um “ainda não”. Nosso propósito é desenvolver nossa capacidade humana em Deus, e usar este potencial para transformar o mundo. A oração nos aperfeiçoa, como instrumentos divinos para o mundo. Através da nossa oração, somos modificados, provocados, e até confrontados com nossa vontade e a vontade de Deus, até que alcancemos a forma que Deus espera de nós. 
Obviamente todos gostaríamos que nossas orações fossem sempre respondidas de maneira positiva por Deus, entretanto essa não seria a melhor resposta para as nossas orações. Muitas vezes a coisa correta a se fazer, nem sempre é a mais fácil. Um pai quando é sábio, sabe dizer não à um filho, para proporcionar o que é benéfico para ele a longo prazo. Quantos de nós já ouvimos um “não”, onde naquela hora nos pareceu terrível, mas depois vimos que aquilo era o melhor a ser feito.
Mas, que lição podemos tirar de orações NÃO respondidas? Como disse no começo, a vida é complexa e Deus é eterno, olhando sempre a nossa vida com perspectivas diferentes das nossas. Se as orações são um meio de aperfeiçoar nossa espiritualidade, então a oração que Deus não responde pode na verdade possuir um significado mais profundo do que um simples “sim” ou “não”. Eu exemplifico isso no texto abaixo:
“Pedi forças e Deus enviou dificuldades para me fazer forte.
 Pedi sabedoria e Deus me deu problemas para resolver.
 Pedi prosperidade e Deus me deu músculos e cérebro para trabalhar.
 Pedi coragem e Deus mandou perigos para superar.
 Pedi amor e Deus me enviou pessoas com problemas para ajudar.
 Pedi favores e Deus me deu oportunidades.
 Não recebi nada do que pedi, mas  recebi tudo de que realmente precisava”