PEQUENOS GRUPOS PRECISAM DE GRANDES LÍDERES

Quanto menor o grupo, maior o líder precisa ser. Talvez isso soe meio estranho. Mas assim como quando as igrejas crescem, os pastores naturalmente terão de crescer com a sua igreja. Suas responsabilidades vão aumentar. Seus esforços na comunicação com a igreja vai crescer. Sua visão, influência e alcance vão crescer. A força de sua liderança e personalidade terão de crescer para acompanhar esse crescimento da igreja. Mas esta perspectiva da liderança não diminui apenas porque há dez pessoas em uma sala, em vez de cem ou mil. É apenas um tipo diferente de liderança. Os pequenos começos forjam os grandes líderes.
Cada visitante que vai à uma grande igreja, afeta a personalidade e a dinâmica dessa igreja de alguma forma.  Em uma igreja muito grande, o efeito de um visitante parece ser muito pequeno, é como uma gota em um balde. Mas quando o grupo é menor, maior será a presença de cada visitante. Um grupo de dez pessoas é significativamente influenciado pela adição de uma pessoa.  E ai que o papel do líder se torna imprescindível.
O líder é aquele que faz com que todos se sintam muito bem quando estão com ele. Crianças na escola ou em casa, se sentem seguras quando sabem que seus pais e professores estão no controle. Um pequeno grupo se sente seguro quando sabe que o líder tem uma identidade em sua liderança. Em um pequeno grupo com um grande líder todos devem sentir que trazem uma presença significativa e importante para o grupo. 
O grande líder é aquele que deve ser maior que o tamanho do grupo. Um pequeno grupo é vulnerável e frágil, e pode ter o seu foco facilmente desviado, por uma pessoa que procura controlar. Um líder de pequeno grupo deve ser tão vigilante como qualquer pastor de uma grande igreja. Ele deve proteger o rebanho,  harmonizar sua gestão de conflitos de personalidades, e manter o grupo unido e na trilha.
Se você é um líder de pequenos grupos, saiba que o grupo pode ser pequeno, mas não você. Não economize na sua liderança, apenas porque o grupo é pequeno. Se a sua igreja quer ser eficaz no trabalho de pequenos grupos, ela precisa contar com grandes líderes de pequenos grupos.

A Ele toda a Glória.