(07) SETE TRAÇOS QUE PAULO PROCURAVA EM UM LÍDER.

Existe um grande número de líderes que exercem papéis singulares em suas congregações, mas existe um expressivo número que exerce papéis diferentes. Num momento ele pode ser uma conselheiro, no outro, um profeta, num outro momento um trabalhador geral, arrumando muitas coisas no templo, enfim, muitos líderes hoje são conhecidos como “multi-tarefas”. Lutam para construir um rebanho e um local adequado para a organização.
O problema é que a maioria destes líderes “multi-tarefas” perdem o foco, exatamente por estarem fazendo muitas coisas diferentes ao mesmo tempo. Para que um líder “multi-tarefas” seja mais eficaz naquilo que está envolvido, ele precisa ter certas características, e assim construir sua congregação debaixo de um ministério eficiente. Paulo nos ensina (07) traços na sua carta para Timóteo que nos ajuda a ser líderes mais eficazes, apesar do acúmulo de tarefas. Vejamos:
1. Professor - 2 Tm 2:02
Um bom líder precisa desenvolver seu povo. Treinar seus obreiros, estar capacitado para orientá-los, conseguir promover habilidades para que eles alcancem sucesso, isto significa ser um bom professor. Um líder de ensino.
2. Soldado - 2 Tm 2:3-4
Uma visão que não custa nada e não exige nada, também não vale nada. Todo soldado deve lutar por sua visão. Soldado que não está comprometido quando colocado sob pressão, não está apto para a luta. Como líderes, temos que lutar pela visão que Deus colocou em nossos corações.
3. Atleta - 2 Tm 2:05
A verdadeira marca de um grande atleta é a disciplina. O atleta abandona o que ele quer fazer para fazer o que ele precisa fazer. É o exercício do auto-controle em face da tentação. Os líderes devem ser disciplinados em sua abordagem, evitando sempre o desejo e a tentação a fim de alcançar a vitória sobre o resultado final.
4. Agricultor - 2 Tm 2:06
Um fazendeiro é sempre diligente em seus cuidados com a terra. As pessoas que você lidera são como um terreno fértil. E o Senhor os capacitou para que as sementes dêem seu fruto. Por isso o trabalho de um grande líder é fornecer as sementes e criar todas as oportunidades para fazê-las crescer e florescer. Um grande agricultor sabe como cuidar do seu campo.
5. Trabalhador - 2 Tim 2:15-17
Nada que é grandioso pode ser construído sem uma grande quantidade de trabalho. Deus certamente colocou o desejo de reconstruir os muros de Jerusalém no coração de Neemias, mas ainda assim, ele tinha que ir e fazer o trabalho duro. Seja um líder que não tenha medo de arregaçar as mangas e começar a trabalhar.
6. Recipiente - 2 Tim 2:20-22
Como líderes, somos vasos recipientes. Nós carregamos visão, paixão e experiência. Se nós queremos motivar e influenciar pessoas, a nossa paixão precisa ultrapassar a nossa capacidade. Por isso precisamos ser uma vaso transbordante, que motiva pelo entusiasmo e pela paixão de uma visão.
7. Servo - 2 Tim 2:23-26
Não temos melhor exemplo desta característica de liderança do que Jesus Cristo. Ele não veio para ser servido, mas para servir. O serviço é a característica máxima dos grande líderes. Muitos olhos estão sobre nós continuamente, para que através do exemplo de comprometimento e serviço, sejamos um referencial de liderança.
Faça uso desta pequena reflexão no seu grupo familiar, ou igreja. Saiba que estes são os traços que classificam um líder sobre a perspectiva de Paulo, para a Igreja do Senhor. Ele exigiu isso de Timóteo, procurou isso em Timóteo e cobrou isso de seu filho na fé. Como líderes, que Deus nos ajude sempre a cultivar estas características em nós.

UMA PAUSA PARA O CAFÉZINHO - MEU AMIGO ARI E A VISÃO MUNDIAL

MENTIRA - ALGUMAS VERDADES SOBRE ELA!

Dentro da natureza das coisas criadas, nada é mais devastador do que a mentira. A mentira é a personificação do engano em seus diferentes aspectos, totalmente nocivo ao homem. A mentira se apresenta em todas as esferas e ambientes da vida. Podemos muito facilmente crer na mentira, divulgar a mentira, e viver na mentira. Por isso ela é um instrumento dia-bólico (Jo 8:44), usado para a destruição do homem e degeneração de toda a criação. 
Por definição, a mentira é o discurso contrário à verdade, efetuado com o objetivo de enganar. Daí concluímos que o elaborador da mentira conhece a verdade e efetua deformações intencionais sobre o verdadeiro, para atingir o seu objetivo.
O objetivo máximo da mentira é nos impedir de distinguir o verdadeiro do falso. É confundir, é iludir, é enganar e, assim, nos levar a tomar decisões erradas (para nós), mas que “beneficiam” quem criou e espalhou a mentira.
Gosto da definição jurídica da mentira. Na verdade a mentira está relacionada muito mais com a intenção de enganar do que no engano em si, é o prejuízo que ela causa a uma pessoa, que vale no campo da jurisprudência, isto é, não é a mentira que é falada que está em jogo, mas o dano que essa mentira pode causar. É o propósito que nos leva a mentir que defini o grau de “destruição” da mentira.
Por isso a mentira é considerada um ato deliberado, tanto é deliberado, que se pode mentir dizendo a verdade, contanto que se queira enganar o outro com aquilo esta sendo dito, pois, o essencial na questão é que a mentira é levada, sempre, no sentido de fazer crer, ao alvo da mentira, aquilo que se deseja que -ele, o alvo, acredite.
Neste aspecto, a mentira está muito ligada ao ideal de crença, pois baseada nela, grupos de pessoas criam uma opinião pública, com a idéia de prejudicar o ideal de verdade, fazendo com que os “alvos” da mentira (pessoas) mudem a sua conduta em relação a verdade.
Precisamos saber que para a mentira alcançar seu objetivo ela não precisa alterar tudo, basta apenas que ela altere um ponto. Uma alteração, seja ela supressão ou extração, já é suficiente para transformar a realidade do ambiente ou da verdade.
________________________________________________________________
DIVULGAÇÃO - Esta é uma parte da palestra que será realizada no Dia 30 de Julho de 2011 no auditório Jovem da Igreja Apostólica Vida Nova, pelos prs. Willy Garcia e Bruno dos Santos no SÁBADO TEOLÓGICO sobre o tema:

MENTIRA - Algumas verdades sobre ela!
Local: Rua Dr. João Inácio Teixeira 78 - Mooca / Tel: 11 3554-9103