SER EVANGÉLICO - ESTAR EVANGÉLICO - VIVER O EVANGELHO!


Muitas pessoas hoje se autodenominam evangélicas. Mas o que isso quer dizer? Ser evangélico significa fazer parte de um segmento social, de uma classe religiosa ou viver compromissado com princípios bíblicos? Existe muita diferença entre estas três realidades de expressão religiosa. Vejamos de maneira mais explícita.
Tipo 1: Ser evangélico.
Alguém que se identifica com uma segmento religioso. Procura as aparências, a experiência, mas jamais um compromisso de mudança interior. Seu arqui-inimigo é o Diabo, adora participar de seminários de libertação espiritual, amarrando, destronando e decretando vitória sobre o Maligno. Gosta quando o pregador “desenrola o manto” e fala em “mistério”, mas vive sempre na “misericórdia” de Deus. Boa gente, mas muito inocente, geralmente levado por vários ventos de doutrinas. Acredita que Deus é evangélico e que todas as pessoas que não são evangélicas são instrumento do capeta. Não ouve rádio que não seja “crente”, e televisão, só se forem programas de conteúdo bíblico. A maioria é alienado ao que acontece fora do “arraial gospel”. E acreditam que  o Silas Malafaia seja o maior e melhor pregador de todos os tempos!
Tipo 2: Estar evangélico.
Alguém que nunca defendeu nenhum tipo de religião, mas encontrou no mercado gospel um espaço para vender seus produtos. Cd’s, coletâneas, camisetas, enfim, todo tipo de badulaque. Cantores da década de 80 e 90, jogadores de futebol, pagodeiros, dançarinos e atores pornôs que tentam dar uma “guinada” na sua carreira e reputação se filiando com “igrejas marqueteiras”, onde um usa o outro para trazerem público e prestígio (????) para a denominação. Mal se convertem e já são alçados a pregadores e “testemunhadores” profissionais. Vivem disso e as vezes cobram “cachê” para contarem o milagre da sua conversão. São tratados como celebridades pelos crentes desavisados, e os holofotes devem estar sobre eles. Quando caem no ostracismo novamente, geralmente deixam a denominação, a igreja e Jesus, pois nunca mantiveram um compromisso real com ninguém a não ser consigo mesmos.
Tipo 3: Viver o Evangelho
Este é o crente que possui compromisso com o Senhor. Que sabe que a salvação é um processo doloroso de transformação e mortificação pessoal. Seu arqui-inimigo é ele mesmo, que tentado pelas paixões e vontades, vence pela fé e pelo uso da Graça de Deus em sua vida. Não cultua homens, mas Deus. Sabe que homens são meros instrumentos, e que a experiência deve sempre estar atrelada a Palavra de Deus. Mesmo tendo prejuízo, cumpre a sua palavra, pois é sim ou não. Sua fé não é “bipolar”, pois conhece Aquele em quem tem crido. E portanto mesmo diante de dificuldades e obstáculos não esmorece. O Diabo, na maioria das vezes é um instrumento de aperfeiçoamento e descoberta de seu próprio caráter. Sabe que apesar da fé e do conhecimento bíblico é total dependente de Deus em tudo, e que não há nada dele do que se deve gloriar a não ser o fato de ser Filho de Deus. Seu compromisso é com a Palavra de Deus e com os princípios da fé. Reconhece que muito mais do que uma religião, Jesus deixou um estilo de vida.

FILMES PORNÔS CRISTÃOS - O QUE NOS FALTA AGORA?


Não é surpresa que vivemos uma crise de integridade e identidade evangélica diante do mundo em relação ao Evangelho. Hoje o mercado gospel produz todo tipo de “invencionices”, e os critérios para criar produtos parece responder muito mais à uma demanda de mercado, do que propriamente aos princípios éticos das Escrituras Sagradas.
Sem querer ser ortodoxo, mas pensando na abertura que há nos dias de hoje para “novas idéias” dentro das igrejas e da mente do povo de Deus, a mais nova tendência de mercado acontece dentro do universo pornô.
Já é sabido de muitos, que atrizes e atores pornôs estão se convertendo e deixando público suas crenças, porém encarando a profissão como uma forma digna de ser continuada, uma vez que a razão pela qual fazem o que fazem, está tão somente em garantir o sustento mensal da família.
Mas quanto a isso, cabe ao pastor dessas respectivas ovelhas ensiná-las, que algumas profissões ferem os princípios éticos, matrimoniais e pessoais instituídos pelo Evangelho, afinal “nem tudo convém...” (1Co 6:12).
O que realmente me chama a atenção é descobrir que estão criando uma mercado de “Filmes Pornôs Cristãos”. Com regras claras sobre o que seria um “pornô cristão” aos olhos da Bíblia??? (Que bíblia estes caras estão lendo?). Segundo os organizadores das primeiras produções, estes filmes possuem a “missão” de educar o povo de Deus na área sexual, fundamentados no “maior respeito” a instituição matrimonial criada por Deus, e cheio de regras para a participação dos atores, que devem ser devidamente casados e crentes batizados. (Bizarro...Né?) 
Apesar da linguagem limpa, dos casais devidamente casados, e de uma série de regras tidas como “cristãs”, ainda assim é um pornô. Naturalmente, esses produtores estão procurando uma via criativa e não condenatória para impor uma prática viciante no meio da igreja evangélica. Uma prática de fórum íntimo como o sexo, passa a ser vulgarizada dentro da igreja através de invencionices como esta. Igrejas não precisam de “filmes” para ser instruída, mas sim de princípios fundamentados na Palavra de Deus.
Na prática, o que tudo isso me indica, é ver que muitos líderes estão deixando de partilhar informações, convicções e dúvidas que poderiam se mostrar grandemente libertadoras para pelo menos parte de seus ouvintes. Pois uma vez que há produto, naturalmente há mercado, e se há um mercado dentro da igreja evangélica que consome esse tipo de “coisa”, é porque o evangelho que está sendo apreciado não é igual ao Evangelho das Escrituras Sagradas.

EXIBIÇÃO DO PROGRAMA DA RIT - DIA 26/08 AS 22:00h.

Ontem, estive na RIT TV, gravando o programa "Vejam Só". Apresentado pelo Rev. Eber Cocarelli da Igreja Presbiteriana Independente. Este programa irá ao ar na próxima SEXTA-FEIRA dia  26/08/2011, as 22:00 pelo Canal 30 UHF / 12 NET. Através do site do programa você pode receber maiores informações: 



HOJE AO VIVO NA RIT TV - AS 22:00 - ACOMPANHEM E DIVULGUEM!

Queridos irmãos e seguidores deste Blog. Estarei hoje a noite participando do programa do apresentador Eber Cocarelli na RIT TV, as 22:00h. Debatendo um tema interessante sobre ILUSIONISMO e CRISTIANISMO. Acompanhem e divulguem entre amigos.

Acesse o site do programa e participe via e-mail, telefone ou twitter.