IGREJAS SEM TEMPLOS E TEMPLOS SEM IGREJAS


Já fui em muitas igrejas que não possuíam templos, e já fui em muitos templos que não continham igrejas. Isso mesmo! Existem igrejas sem templos, assim como templos sem igrejas. Igreja e templo são coisas distintas.

Igreja é o ajuntamento de pessoas reunidas em torno do Cristo, de seus valores e estilo de vida. Igreja é a comunidade que comunga os mesmos ideais, em unidade espiritual.  Que come do pão e bebe do vinho que simbolizam o Corpo de Cristo. Igreja é gente de carne e osso, limitada, pecadora, aprendizes da vida, discípulos de Jesus. Igreja é vida!

Templo é prédio, organização, lugar do ajuntamento. Necessário, mas não imprescindível. Templo é lugar de adoração, e não a adoração de um lugar. Templo é espaço, nada mais. Ponto geográfico de pessoas para adorar a Deus. Templo é bom, mas igreja é melhor. 

Templo sem igreja é frieza espiritual. São os templos que precisam da igreja e não o contrário. Apesar de alguns valorizam mais o templo do quê pessoas, ainda assim, Deus não amou as pedras, Deus amou o mundo humano, e por eles deu a própria vida.

Precisamos de um templo, é bom ter um templo, mas é melhor sermos igreja. Templos construímos com pedras e cimento. Igrejas levantamos através de relacionamentos. Sua argamassa é o amor. Sua porta o perdão, suas janelas a restauração, por onde entra a luz de Cristo, através do compromisso de um com outro.

A igreja de Atos era Igreja sem templo, reunidas nas casas, e as vezes no templo, mas onde estavam era Igreja de Cristo. Hoje existem muitos templos que acham que são igrejas, mas a escatologia histórica nos adverte. Jesus virá buscar a sua igreja, e nenhum templo, por isso tomemos urgência na necessidade de sermos igreja, o quando antes, antes que Ele volte!

Nenhum comentário: