SOMOS EMBALAGEM OU CONTEÚDO?

Vivemos debaixo da ditadura da estética! Sei que é necessário manter a saúde do corpo e acredito que precisamos cuidar da aparência, pois um boa aparência promove muitas coisas boas, por corpo e pra alma. Porém, quando passamos do limite naquilo que é plausível ao cuidado do corpo, caímos no erro de considerarmos a exterioridade mais importante do que a interioridade.

Hoje academias de ginástica são verdadeiros templos de culto ao corpo, as revistas de dietas de famosos são leituras obrigatórias e as clínicas de estética são cultuadas todas as semanas por milhares de pessoas. Enfim, somos mais embalagem que conteúdo.

No Éden, a primeira noção que o casal teve após a queda é que eles estavam nus. E foi necessário que Deus cobrisse a nudez deles com a morte de um animal. Houve sofrimento e dor na criação para favorecer o corpo humano. De lá pra cá é natural recorrer ao sofrimento para manter a estética da queda, que repara o exterior mais do que o interior, repara mais no corpo do que na alma. 

É por isso que o consumismo desenfreado de nosso tempo responde aos anseios do corpo. A ênfase de nossos dias são estéticos e não éticos. São carnais e não espirituais. Satisfazem a vontade e os desejos, mas não saciam o espírito do homem. Somos embalagem e não conteúdo.

Jesus sabia que o cuidado do corpo era necessário para suportar as aflições da cruz. Ele não fazia dieta e sim jejum, não fazia jogging, mas caminhava para anunciar as boas novas, não malhava o corpo, mas a mente, para conhecer e divulgar as Escrituras. Seu corpo era usado para ampliar seu conteúdo, e não o contrário como fazemos hoje.


Acredito que a felicidade não está em encontrar a forma certa, mas em compreender que é o interior que promove nossa exterioridade e não o contrário. Apesar de ótimas embalagens, o que realmente somos está no conteúdo, está dentro de nós. Essa era a essência nas palavras do apóstolo Paulo: “Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia” 2 Coríntios 4:16